quinta-feira, 10 de março de 2011

Renovação- Esperança- Vida.

                                  DEUS
Elevo minha oração:
por todos que estão cansados pelo peso dos anos,
por todos que querem falar e não são ouvidos,
por todos que sofrem pela injustiça dos homens,
por todos que morrem pela desigualdade social.

Oro por todos Senhor que perderam a noção do que é ser um SER HUMANO.

terça-feira, 8 de março de 2011

DIA DAS MULHERES.

A mulher é a rainha do mundo.
As mulheres merecem respeito, méritos e serem tratadas com o mesmo valor dos homens.
É injusto nós mulheres realizarmos um trabalho igual dos homens e ganharmos menos, sem dizer que nossa jornada de trabalho é dupla, pois ao voltarmos para casa ainda temos que cuidar dos filhos,das tarefas escolares, das roupas, da comida,enfim do lar.
"Pode-se graduar a civilização de um povo pela atenção, decência e consideração com que as mulheres são educadas, tratadas e protegidas."
(Marquês de Maricá)

Parabéns a todas nós mulheres maravilhosas.

domingo, 6 de março de 2011

Cultura para todos

O evento chamado “Só não vê quem não quer”, organizado pela Fundação Dorina Nowill, levou 45 deficientes visuais para uma visita na quadra da escola de samba Camisa Verde e Branco. Através do toque, eles entraram em contato com o carnaval.
Esse é um grande exemplo de desenvolvimento e respeito aos Direitos Humanos. Todos temos o direito pelo prazer, conhecimentos e cultura.
Que esse exemplo toque o coração de todos nós e nos faça realizar mais eventos como esse, principalmente na Educação.

PLANO DE AULA - BULLYING

TEMA: BULLYING
ESTRUTURA CURRICULAR: Ensino Fundamental
COMPONENTE CURRICULAR: Língua portuguesa

DADOS DA AULA
OBJETIVO – (O que o aluno poderá aprender com esta aula):
Orientar os estudantes sobre o que é bullying e os efeitos do bullying.

FINALIDADE:
Reflexão e Ensinar a lidar com as diferenças pessoais, de modo a garantir a interação, o respeito à liberdade e a tolerância, princípios estes previstos pela LDB (Lei nº. 9.394/96). Realizar a interação dos grupos respeitando a individualidade nas diferenças.


DURAÇÃO DA AULA:
Aula de 50 minutos, dividindo-a em duas etapas: a primeira, com a exposição do conceito, breve histórico, formas e efeitos do bullying, com 25 minutos de duração e, a segunda, reflexiva e problematizando a questão em nível de debate, formação de opinião e propondo trabalho em grupo, com o restante do tempo.

ESTRATÉGIAS E RECURSOS DA AULA:
Professor deve ler artigos, jornais, abordar noticiários, mostrar filmes, conversar e debater com seus alunos sobre bullying, de forma atrair e despertar o interesse. Fomentar o comportamento ético.













METODOLOGIA:
Apresentação e explanação dos seguintes tópicos: Conceito, Breve histórico, Formas de bullying, Efeitos do bullying, Reflexão-Problematização, Avaliação e Conclusão.

CONCEITO: Bullying, termo emprestado da língua inglesa, é a prática de intimidação e assédio moral praticada por um ou mais indivíduos, de forma repetitiva, em face de uma pessoa que, vitimizada, não encontra meios para se defender, gerando-lhe diversos danos psicológicos.
Segundo as lições de Orson Camargo, Mestre em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, o bullying pode ser definido como:
“todas as formas de atitudes agressivas, verbais ou físicas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente e são exercidas por um ou mais indivíduos, causando dor e angústia, com o objetivo de intimidar ou agredir outra pessoa sem ter a possibilidade ou capacidade de se defender, sendo realizadas dentro de uma relação desigual de forças ou poder.”

BREVE HISTÓRICO: Acredita-se que a prática do bullying sempre existiu. Entretanto, é nos dias atuais que o tema vem sendo mais amplamente divulgado, tratado pelos mais diversos meios de comunicação, sobretudo em decorrência dos efeitos negativos gerados nas crianças que sofrem do bullying.
Caso histórico e atribuído por alguns autores como a primeira grande manifestação da prática – e efeitos- do bullying surgiu na Noruega, na década de 80, quando três crianças suicidaram-se em decorrência dos efeitos do bullying nelas ocasionados, o que mobilizou o governo Norueguês a incentivar pesquisas acerca dessa forma peculiar de assédio.

FORMAS DE BULLYING: Diversas são as formas de bullying. As mais costumeiras são no sentido de ridicularizar a vítima em decorrência de seus aspectos físicos, no mais das vezes, tidos pela sociedade como fora dos padrões de beleza. Hoje, a prática do bullying costuma associar-se à obesidade, deficiências físicas, baixa ou alta estatura, orelhas de abano, dentre outros.

EFEITOS DO BULLYING: Os efeitos do bullying são tão graves que, em alguns casos, podem gerar a evasão escolar, dores de estômago, náuseas, depressão, e até mesmo atingir o nível mais drástico, com a própria morte da vítima.

REFLEXÃO-PROBLEMATIZAÇÃO:
De acordo com A Declaração Universal dos Direitos Humanos, 1948, nos artigos I e XXVI respectivamente. “Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos” e que “Todo ser humano tem direito à instrução”.
1) Questionar os alunos se já vivenciaram ou conhecem alguém que já vivenciou a prática do bullying.
2) Se já foi vivenciado, se procurou ajuda médica, se conversou com os pais ou se debateu com os professores.
3) Indagar aos alunos o que pode ser feito para reprimir e evitar a prática do bullying.
4) Questionar ao praticante de bullying, como ele reagiria se fosse à vítima.
5) Propor aos alunos que se coloquem no lugar do outro.
6) Propor aos alunos criarem idéias para poder ajudar a acabar com o bullying em salas de aula.

AVALIAÇÃO (da aprendizagem como processo formativo)
Reconhecer a exclusão e assegurar o acesso destes na sociedade.
Valorizar os direitos humanos e enfrentamento dos preconceitos, discriminação e da violência.

CONCLUSÃO: Educadores devem debater esse assunto e que mostrar os efeitos do bullying, para reflexão e formação de cidadãos, como forma de extirpar esse mal da sociedade.




REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
-CAMARGO, Osmar. Bullying. , acesso aos 05 de março de 2011; 09h45min.
-PEREIRA BARBOSA, Eliana Filipa ET AL. BULLIYNG – MODELO INTERVENÇÃO –>, acesso aos 05 de março de 2011, 10h20min.