sábado, 5 de março de 2011

uma linda aula de História.

Samba Enredo Nenê de Vila Matilde 2011

Salis Sapientiae – Uma História do Mundo

Vem provar do meu tempero, minha Vila tem sabor
Vem ver como é que é, quem tem samba no pé
Minha Águia, meu amor!
Voando nesta poesia
Nenê vem contar ?Uma História do Mundo!?
Com graça, estilo, elegância
No balanço do samba, a riqueza do Sal
Descrito no livro sagrado
Foi a punição, o castigo ao pecado
Na antiguidade, a chama do fogo fez o homem despertar
Era o início da procura ao paladar
Ao Faraó, a eternidade
Na China, o valor comercial
Soldado de Roma recebeu salário
Com o Sal do Olimpo se fez ritual
É sabedoria no batismo do cristão
Feito aliança, celebrada em comunhão
Na tela Da Vinci pintou…
O saleiro tombado revela o traidor
Soberania, uma obra do destino
Foi concedido o direito à exploração
Daí então o mineral se extraiu
Da pátria amada, idolatrada, mãe gentil
Sal de cada dia, fonte de energia essencial à nação
Mas atenção! O Sal à vida faz o bem e o mal
Em nosso corpo tem função vital
Seu exagero prejudica o coração
Superação, Comunidade Matildense em união
Suou, sangrou e até chorou
Agora em festa, a Zona Leste que voltou
Vem provar do meu tempero, minha Vila tem sabor
Vem ver como é que é, quem tem samba no pé
Minha Águia, meu amor!

sexta-feira, 4 de março de 2011

Plano de aula-História-Tema: Copa do Mundo

Copa do Mundo- Objetivo: Conhecer, Valorizar e Divulgar as diversas Culturas. Identificar as danças, músicas, hinos nacionais, comoda, crenças e roupas tradicionais de cada pais. Conhecer as história das copas.
Temas Transversais: Ética e Cidadania, Meio Ambiente, Pluralidade Cultural.
Ética e cidadania: Envolver todo o conteúdo no tema PAZ, já que se fala em campeonato mundial, abordar a união dos povos pelo esporte, a necessidade de um trabalho coletivo bem planejado , o respeito entre os envolvidos e com as regras.
Meio ambiente: Observar no meio ambiente as mudanças ocorridas em razão da Copa (pinturas, enfeites em geral) e analisar os aspectos positivos (torcida) e negativos (poluição visual, sujeira).

Pluralidade cultural: Observar a língua falada em outros países e resgatar alguns usos e costumes de alguns países que nós, brasileiros, herdamos. As colônias brasileiras nos países que sediam a Copa e colônias destes países no Brasil.
Os efeitos da Copa no nosso país que é apaixonado por futebol,acelera o crescimento econômico, gera empregos e colabora em mais segurança no país.. Viva a Copa.
A Copa do Mundo é o maior evento do esporte mais popular do mundo. De magnitude similar, somente os Jogos Olímpicos podem ser comparados a um Mundial de futebol.
Até hoje já foram realizadas 17 Copas, em 15 países, de três continentes diferentes. No total, 27.499.092 pessoas assistiram às partidas nos estádios que abrigaram a competição. Outras centenas milhões acompanharam as transmissões do evento pela televisão e pelo rádio. Em 75 anos de Mundial, a bola já balançou a rede 1920 vezes.
Setenta nações disputaram a Copa desde a sua primera edição, no Uruguai, em 1930. Algumas mudaram de nome, outras nem existem mais. A Fifa, organizadora do torneio, possui mais filiados do que a própria ONU (Organização das Nações Unidas).
Tudo começou com o sonho e a dedicação do francês Jules Rimet em organizar um torneio envolvendo seleções de vários países. O primeiro troféu, que levava o nome do idealizador, teve sua posse definitiva conquistado pelo Brasil. A nova taça, de posse transitória, chama-se simplesmente "Copa do Mundo".
Em 2006, a Alemanha receberá a 18ª Copa da história em momento diferente de quando recebeu o torneio pela primeira vez, em 1974. À época, o país era dividido pela Guerra Fria em Ocidental e Oriental. Os alemães do oeste viram a seleção da casa faturar seu segundo título.
A edição de 2010 da Copa também já tem sua sede definida. Pela primeira vez, o continente africano receberá a competição, mais especificamente a África do Sul.
 

quinta-feira, 3 de março de 2011

Proposta de aula- Literatura- Tema da aula: O valor do folclore.

Objetivo: diversidades de culturas
Semelhanças e diferenças no modo de viver dos indivíduos ou grupos, caracterizar o modo de vida, distinguindo suas dimensões econômicas, sociais, culturais, artísticas e religiosas.

Folclore é um gênero de cultura de origem popular constituído pelos costumes e tradições populares, é o saber tradicional de um povo. Cultura diz respeito do modo de ser e de viver dos grupos sociais, as regras de convívio, o gosto, o  que se come, o que se bebe, o que se veste vão formando aquilo que é próprio de um povo.

 O desenvolvimento de atividade pedagógica em torno do folclore é uma importante contribuição na formação do espírito de cidadania e de nacionalidade do aluno. Ao mesmo tempo em que passa a se perceber como ser universal, cidadão do mundo, necessita conhecer suas raízes, identificando-se com seu grupo social: sua linguagem, sua história e de sua comunidade.


http://partilhandosugestoesescolares.blogspot.com/2009/11/proposta-pedagogica-o-que-e.html

quarta-feira, 2 de março de 2011

Refletir é bom.

"A gente só conhece bem as coisas que cativou - disse a raposa-. Os homens não têm mais tempo de conhecer coisa alguma. Compram tudo já pronto nas lojas. Mas como não existem lojas de amigos, os homens não têm amigos. Se tu queres um amigo, cativa-me."
O Pequeno Príncipe - Antoine de Saint-Exupéry
" A Humanidade Precisa rever Conceitos, porque se não, não conseguiremos sobreviver a nós mesmo."
Reinaldo Gomes Diniz( Sua amiga Poliana adicionou com carinho)

Eu amo os animais, seja inteligente e ame também.

O amor e o respeito pelos animais se constituem numa das virtudes mais nobres que um ser humano pode ter. Ela exalta a inteligência humana! É inadmissível dizer que um ser humano age com inteligência quando submete criaturas sensíveis, porém sem capacidade de raciocínio verbal, a maus-tratos e sofrimento.