sexta-feira, 4 de março de 2011

Plano de aula-História-Tema: Copa do Mundo

Copa do Mundo- Objetivo: Conhecer, Valorizar e Divulgar as diversas Culturas. Identificar as danças, músicas, hinos nacionais, comoda, crenças e roupas tradicionais de cada pais. Conhecer as história das copas.
Temas Transversais: Ética e Cidadania, Meio Ambiente, Pluralidade Cultural.
Ética e cidadania: Envolver todo o conteúdo no tema PAZ, já que se fala em campeonato mundial, abordar a união dos povos pelo esporte, a necessidade de um trabalho coletivo bem planejado , o respeito entre os envolvidos e com as regras.
Meio ambiente: Observar no meio ambiente as mudanças ocorridas em razão da Copa (pinturas, enfeites em geral) e analisar os aspectos positivos (torcida) e negativos (poluição visual, sujeira).

Pluralidade cultural: Observar a língua falada em outros países e resgatar alguns usos e costumes de alguns países que nós, brasileiros, herdamos. As colônias brasileiras nos países que sediam a Copa e colônias destes países no Brasil.
Os efeitos da Copa no nosso país que é apaixonado por futebol,acelera o crescimento econômico, gera empregos e colabora em mais segurança no país.. Viva a Copa.
A Copa do Mundo é o maior evento do esporte mais popular do mundo. De magnitude similar, somente os Jogos Olímpicos podem ser comparados a um Mundial de futebol.
Até hoje já foram realizadas 17 Copas, em 15 países, de três continentes diferentes. No total, 27.499.092 pessoas assistiram às partidas nos estádios que abrigaram a competição. Outras centenas milhões acompanharam as transmissões do evento pela televisão e pelo rádio. Em 75 anos de Mundial, a bola já balançou a rede 1920 vezes.
Setenta nações disputaram a Copa desde a sua primera edição, no Uruguai, em 1930. Algumas mudaram de nome, outras nem existem mais. A Fifa, organizadora do torneio, possui mais filiados do que a própria ONU (Organização das Nações Unidas).
Tudo começou com o sonho e a dedicação do francês Jules Rimet em organizar um torneio envolvendo seleções de vários países. O primeiro troféu, que levava o nome do idealizador, teve sua posse definitiva conquistado pelo Brasil. A nova taça, de posse transitória, chama-se simplesmente "Copa do Mundo".
Em 2006, a Alemanha receberá a 18ª Copa da história em momento diferente de quando recebeu o torneio pela primeira vez, em 1974. À época, o país era dividido pela Guerra Fria em Ocidental e Oriental. Os alemães do oeste viram a seleção da casa faturar seu segundo título.
A edição de 2010 da Copa também já tem sua sede definida. Pela primeira vez, o continente africano receberá a competição, mais especificamente a África do Sul.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A leitura é uma fonte inesgotável de prazer.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.